top of page
banner 729x90 pixels.jpg

Marco Histórico: Brasil Aprova a Primeira Vacina de Dose Única Contra a Dengue do Mundo

  • Foto do escritor: Elaine Ribeiro
    Elaine Ribeiro
  • 26 de nov.
  • 2 min de leitura

A vacina demonstrou eficácia elevada, em torno de 75% contra a doença e acima de 90% para formas graves e hospitalizações.
A vacina demonstrou eficácia elevada, em torno de 75% contra a doença e acima de 90% para formas graves e hospitalizações.

Em um avanço monumental para a saúde pública global, o Brasil acaba de registrar a primeira vacina tetravalente contra a dengue em dose única do mundo. A Butantan-DV, desenvolvida integralmente pelo Instituto Butantan, recebeu aprovação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (26/11), marcando um ponto de virada na luta contra a arbovirose que anualmente ceifa milhares de vidas no país.

A aprovação é o resultado de um rigoroso e extenso ensaio clínico de Fase 3, que acompanhou mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros por um período de cinco anos.


ree

Eficácia Comprovada e Logística Simplificada

O grande destaque da Butantan-DV é o seu esquema vacinal simplificado: apenas uma dose é suficiente para garantir proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Essa característica não apenas facilita a adesão da população, mas também representa uma enorme simplificação logística para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Eficácia Geral: A vacina demonstrou uma eficácia geral de 74,7% no público de 12 a 59 anos.

  • Proteção Contra Formas Graves: Os resultados são ainda mais promissores contra as formas mais perigosas da doença, com 91,6% de eficácia contra dengue grave com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.

  • Segurança: O imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas que nunca tiveram contato com o vírus quanto naquelas que já tiveram infecção prévia, com a maioria das reações adversas sendo leves ou moderadas.

📢 "A vacina demonstrou eficácia elevada, em torno de 75% contra a doença e acima de 90% para formas graves e hospitalizações. Ter uma produção nacional é um diferencial estratégico, pois garante o acesso e a escala de distribuição," afirma Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Próximos Passos e a Produção Nacional

Com a aprovação técnica da Anvisa formalizada, o foco agora se volta para a incorporação da Butantan-DV ao PNI.

O Instituto Butantan, já prevendo o sucesso, deu início à fabricação em seu parque industrial e já possui mais de 1 milhão de doses prontas para serem disponibilizadas ao Ministério da Saúde. Para garantir o atendimento da demanda nacional, o Butantan também firmou uma parceria internacional, com previsão de entregar aproximadamente 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.


A capacidade de produção 100% nacional garante ao Brasil autonomia estratégica no enfrentamento da dengue, especialmente após um ano de 2024 que registrou um recorde sombrio de casos e mortes pela doença. A expectativa é que, após a definição dos públicos-alvo pelo Ministério da Saúde, a nova vacina contribua de forma decisiva para controlar as epidemias e reduzir a letalidade da dengue em todo o território nacional. Por:Elaine Ribeiro


Comentários


Imagem do WhatsApp de 2025-10-26 à(s) 14.00.38_58c884b4.jpg
Imagem do WhatsApp de 2025-10-26 à(s) 14.00.38_23581262.jpg
bottom of page