Bolsonaro preso: Como a notícia repercutiu pelo mundo
- Elaine Ribeiro

- 22 de nov.
- 2 min de leitura
Ex-presidente foi preso neste sábado (22) em Brasília. Prisão foi determinada após o Flávio Bolsonaro convocar uma vigília para frente da casa do presidente as vésperas do cumprimento da Pena pela condenação na tentativa de golpe.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso neste sábado (22). A prisão é preventiva e não tem relação com a condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro, por tentativa de golpe de Estado.
A agência de notícias norte-americana Associated Press lembrou ser incomum que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, emita mandados de prisão aos sábados, "a não ser quando há riscos de segurança envolvidos".
O jornal britânico "The Guardian" relatou a especulação que havia nos últimos dias no Brasil pela possibilidade da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
"A especulação sobre a iminente prisão de Bolsonaro atingiu o auge nos últimos dias, com aliados expressando indignação diante da possibilidade do ex-presidente ser enviado para uma prisão de segurança máxima em Brasília chamada Papuda", escreveu a reportagem.
O argentino “Clarín” relembrou que a defesa do ex-presidente “havia solicitado ao STF que ele cumprisse sua pena de 27 anos de prisão em casa por motivos de saúde” na sexta-feira.
A Bloomberg noticiou a prisão, com destaque na sua página direcionada para países da América Latina: “Bolsonaro preso por suspeita de plano de fuga do Brasil”. No texto, reitera a condenação do ex-presidente e o período em prisão domiciliar.
A agência The Associated Press (AP) publicou a matéria “Juiz brasileiro ordena prisão de Bolsonaro por suposto plano de fuga antes de cumprir pena na prisão”. A notícia também foi destacada em sua página, além de ter sido distribuída e republicada para outros veículos internacionais, como o jornal norte-americano The Washington Post e NBC News.
O El País publicou “Política detém o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro depois de meses de prisão domiciliar”. Com destaque na página do jornal espanhol, a matéria classifica o político como de “ultradireita” e relembra o histórico de condenação por tentativa de golpe.
Por que Bolsonaro foi preso?
O pedido de prisão de Bolsonaro foi feito pela Polícia Federal. A decisão ainda não marca o início do cumprimento da pena de reclusão. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que o ex-presidente violou o uso de tornozeleira eletrônica e tinha “elevado risco de fuga”. Fonte: estadao.com.br / g1.com.br / cnn.com.br





%2014_00_38_58c884b4.jpg)
%2014_00_38_23581262.jpg)
Comentários